postado em 10/02/2010 18:15
A concessão de crédito para o financiamento de máquinas e equipamentos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) teve crescimento de cerca de R$ 6 bilhões em janeiro comparado com o mesmo mês do ano passado, afirmou hoje (10) o presidente da instituição, Luciano Coutinho. Segundo ele, esse volume indica que o setor privado está apostando no crescimento da economia em 2010.A quantia refere-se a financiamentos do Finame, linha de crédito destinada a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais. Segundo Coutinho, o investimento em bens usados na produção é importante para impedir a alta da inflação por causa de pressões sobre o uso da capacidade instalada da indústria.
;Essas decisões de investimento são muito importantes porque são realizadas com certa antecipação que vai criar capacidade produtiva e controlar um pouco a subida do nível de uso de capacidade industrial. Isso é importante para manter a inflação sob controle;, afirmou.
Para o presidente do BNDES, os riscos de subida da inflação neste ano não estão relacionados a uma possível saturação da indústria. De acordo com ele, o uso da capacidade instalada ainda está abaixo de níveis considerados críticos.
;Existem setores da indústria com processo contínuo [de produção] em que é difícil ampliar a capacidade, mas, para a maioria dos setores, existe flexibilidade. O importante é que ainda estamos num nível muito abaixo [do crítico]. Temos muita folga de capacidade e o mais importante é que o investimento está respondendo bem;, ressaltou.
Sobre as expectativas de alta dos juros por parte de analistas financeiros, Coutinho disse que as pressões para o reajuste da taxa Selic (que mede os juros básicos da economia) estão relacionadas a interesses do mercado. ;O mercado se alimenta de expectativas e muita gente usa expectativas para outros fins. Mas, olhando os números, estamos absolutamente tranquilos.;