Economia

Comunicado divulgado pelos líderes da União Europeia, prometendo ajudar a Grécia

postado em 12/02/2010 08:00

"Todos os membros da zona do euro precisam conduzir políticas nacionais sólidas, em linha com as regras estabelecidas. Eles compartilham a responsabilidade pela estabilidade financeira e econômica da região. Nesse contexto, apoiamos completamente os esforços do governo grego e seu compromisso de fazer tudo o que for preciso, incluindo a adoção de medidas adicionais para garantir que sejam cumpridas as metas ambiciosas do programa de estabilidade para 2010 e para os anos seguintes.

Pedimos ao governo grego para que implemente todas essas medidas de forma rigorosa e determinada, para efetivamente reduzir o déficit orçamentário a 4% (do Produto Interno Bruto) em 2010. Convidamos o Conselho de Assuntos Econômicos e Financeiros da União Europeia (Ecofin) a adotar em sua reunião de 16 de fevereiro as recomendações feitas para a Grécia, baseadas na proposta da Comissão e nas medidas adicionais que a Grécia anunciou. Os Estados-membros da zona do euro vão atuar de forma coordenada e determinada, se necessário, para proteger a estabilidade financeira da zona do euro como um todo. O governo grego não pediu nenhum apoio financeiro."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação