postado em 12/02/2010 17:41
Rio de Janeiro A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) recebe durante o carnaval, no Rio de Janeiro, aproximadamente 150 empresários e investidores de cerca de 30 países para uma agenda de negócios. O objetivo é fechar contratos em mais de 30 setores, que somem R$ 40 bilhões, aumentando em 50% o volume negociado no ano passado.;Além de melhorar a imagem e aumentar a exposição do Brasil no exterior, queremos fechar negócios. Em 2009, 100 compradores, de 22 países geraram quase R$ 20 milhões. Com aumento do número de compradores, queremos dobrar esse resultado;, afirmou o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira.
[SAIBAMAIS]O projeto carnaval tem apoio de vários órgãos de governo e de entidades empresariais. Os empresários estrangeiros vão visitar empresas, fábricas, lojas e polos produtivos em cinco estados. Além disso, vão fazer passeios turísticos no Rio e assistir aos desfiles das escolas de samba do grupo especial em um camarote no sambódromo.
De acordo com o presidente da Apex-Brasil, os setores de serviços, biotecnologia e alimentos devem concentrar a maior parte dos negócios. ;São setores com excelente resultado;, afirmou Teixeira. Os estrangeiros vieram conhecer cadeias de fast food e vinícolas da Serra Gaúcha, que atraem especial atenção do empresariado polonês.
Outro setor que deve atrair investimentos é o de tecnologia da informação. A estimativa da Apex é que pelo menos 58 empresas do setor fechem negócios.;Esperamos que essas áreas consolidem os investimentos;, acrescentou Teixeira.