postado em 14/02/2010 16:11
Saber onde cada objeto, comprovante de pagamento, documento e foto antiga se encontra é impossível para muitos. Fazer o dia render o suficiente para conseguir cumprir todos os compromissos, manter as contas em dia e fazer investimentos, um sonho distante. Tais problemas têm um denominador comum: a desorganização. O excesso em diversos aspectos da vida leva a dificuldades para manter tudo em equilíbrio. São coisas demais, atividades demais, contas demais. E, por isso, a necessidade de instaurar uma ordem e mantê-la. Quem consegue descobre que é possível ter tempo para todas as tarefas, dinheiro para as contas, lugar para cada artigo importante.;O ganho é sempre ainda maior do que se imagina porque sem as dificuldades causadas pela bagunça, diminui-se o estresse e evita-se problemas inesperados;, explica a gerente de recursos humanos Tatiana Machado. Para se organizar, além do esforço e da disciplina, ferramentas como planilhas, agendas, pastas e móveis específicos deixam tudo em seu lugar. Se não for suficiente, serviços especializados em dar o primeiro empurrão prestam consultoria e ajudam a organizar diferentes áreas da vida ; desde os produtos na dispensa e os arquivos no computador ao tempo para cada atividade. Seja na arrumação da casa, na construção da carreira, no planejamento financeiro ou na administração da rotina, é possível ordenar cada aspecto com mudanças mais simples e práticas do que se imagina.
[SAIBAMAIS];Como aprendemos mais pela dor, a maneira mais comum de começar a organizar é ter algum evento importante em nossas vidas que nos obriga a mudar de atitude;, conclui o consultor em administração do tempo Christian Barbosa. Foi assim com Taís Gomide, que planeja com calma e tempo de sobra o casamento. Com Marcos Urata, que conquistou o primeiro lugar da sua área em dois concursos públicos. E também com Flávio Ornelas, que conseguiu se livrar das dívidas e começar a poupar. A partir desses exemplos, que fizeram dessas pessoas mais organizadas em geral, a Revista traz uma série de dicas de organização para que você aproveite o tempo de folga neste carnaval e ponha a vida em ordem.
Em casa
; Comece com o que mais incomoda:
a dispensa, o closet, a sapateira;
; Reserve entre uma e duas horas para a organização de cada coisa. Não faça tudo ao mesmo tempo porque a chance de você se cansar e acabar deixando tudo mais desarrumado é grande.
; Escolhido o local da arrumação, comece pelo descarte. Doe, doe, doe.
; O que não consegue descartar, mas também não usa com frequência, separe em pilhas .
; Doações ensacadas, agora é a vez de tirar tudo de lá, e partir
para o segundo pente fino.
; Faça limpeza do local. Repare se existem focos de mofo, prateleiras quebradas etc.
; No caso de armários, se possível, padronize os cabides. A prática traz conforto visual para o local e facilita a manutenção da organização.
; Tente otimizar o espaço:
para isso, use sacolas, caixas, potes.
; Planeje a distribuição por cores
(no caso de roupas), tipos
(sapatos, documentação, comida) tamanho e peso (roupas).
; Escolhida a nova distribuição, etiquete a nova função de cada espaço. Assim, as outras pessoas podem colaborar melhor com a manutenção da organização.
; Lembranças como fotos, cartas ou roupas antigas devem ter um espaço só para elas. Escolha uma caixa e limite ali o local das suas lembranças. Se não couber tudo, pratique o desapego e se desfaça de algumas coisas.
; Preste atenção na
validade dos produtos.
; No quarto das crianças,
abuse de caixas grandes para guardar os brinquedos.
; Os nichos transparentes facilitam a vida de todo mundo.
Fonte: Order home e Organize mania