postado em 18/02/2010 18:42
Rio de Janeiro ; O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está pronto para financiar o vencedor do leilão da hidrelétrica de Belo Monte, previsto para ocorrer até abril deste ano, disse nesta quinta-feira (18/2), o presidente do banco, Luciano Coutinho.;O BNDES estará preparado para financiar o projeto, na escala e no volume que o possível vencedor do certame demandar;.
O presidente do BNDES lembrou que a menor tarifa será fundamental para definir o vencedor do leilão. E adiantou que o banco irá examinar a compatibilidade do custo e do retorno financeiro, além de condições de garantia do projeto.
Ele espera que as condições que serão oferecidas sejam atrativas para propiciar uma concorrência que dê validade ao leilão. ;A nossa preocupação é que os elementos de competição estejam presentes e nós ajudemos o processo competitivo;.
Em relação à operação de compra da Brenco pela ETH Bioenergia, controlada pelo Grupo Odebrecht, Coutinho lembrou que o BNDES já é sócio da Brenco e continuará participando do capital da nova empresa. ;Nós remanesceremos sócios da nova empresa e, na medida em que outros sócios aportem capital na empresa, o BNDES também aportará, em uma escala moderada;.
A operação foi formalizada nesta quinta-feira, sinalizando para a constituição de uma empresa líder na produção de etanol à base de cana-de-açúcar.