postado em 24/02/2010 11:00
O governo pode usar o Fundo Soberano do Brasil para conter a volatilidade excessiva do câmbio, informou nesta quarta-feira (24/2) o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.
[SAIBAMAIS]Segundo ele, o governo já concluiu a fase de regulamentação e editou dois decretos, e o fundo já está pronto para operar. Atualmente o saldo do fundo é de R$ 16,4 bilhões.
O secretário lembrou que o fundo é um instrumento criado pelo governo, que pode estabelecer um conjunto de políticas. "Uma delas é de reserva fiscal".
A outra possibilidade é a atuação cambial, que de acordo com Augustin, no momento em que o governo entender oportuno, poderá atuar no câmbio.
"Tudo dependerá das variáveis cambiais ao longo do ano. O que nós achamos é que o governo precisa estar atento para evitar uma volatilidade excessiva do câmbio".
O Fundo Soberano foi criado pela Lei 11.887, em 2008, com o objetivo de "promover investimentos em ativos no Brasil e no exterior, formar poupança pública, mitigar os efeitos dos ciclos econômicos e fomentar projetos de interesse estratégico do País localizados no exterior".