postado em 25/02/2010 17:07
Rio de Janeiro - A Petrobras vai realizar no próximo dia 16 de março o primeiro leilão do ano de gás natural do mercado secundário. O produto é originário do excedente ofertado, mas não consumido pelas termelétricas, chegando a 22 milhões de metros cúbicos por dia, durante seis meses - de abril a setembro deste ano.A notícia foi dada nesta quinta-feira (25/2) pela manhã aos agentes do mercado e à tarde divulgada à imprensa pela diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster. Segundo ela, o objetivo é ampliar as vendas para que o gás chegue ao consumidor final com preços mais baixos, seja na indústria, nos postos de combustíveis ou nos fogões que utilizam o gás natural. ;O objetivo não é a distribuidora engordar suas margens;, ponderou ela.
Os leilões de curto prazo já foram promovidos nove vezes em 2009, atingindo um deságio médio de 35%. O edital já está disponível no site da Petrobras e as compras serão feitas em leilão eletrônico pela internet. Na venda semanal, as distribuidoras podem solicitar, em cada pedido, volumes de gás por até quatro semanas.
A venda do gás inicialmente ofertado para geração de energia por termelétricas é possível porque as estimativas indicam que os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis seguros de água, o que afastaria a necessidade de usar a geração termelétrica. Outro fator que possibilita o excedente de gás no mercado é a inauguração, no dia 23 de março, do Gasene, interligando a rede de gasodutos do Nordeste do país com o Sudeste e demais regiões.