Agência France-Presse
postado em 03/03/2010 18:05
A conjuntura econômica voltou a melhorar nos Estados Unidos em janeiro-fevereiro, mas ainda de forma débil, de acordo com o Livro Bege publicado nesta quarta-feira pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano)."Isso aconteceu apesar das fortes tempestades do início de fevereiro que frearam a atividade em várias regiões", indica o informe, publicado a cada um mês e meio.
O documento do Fed acrescenta que a atividade aumentou em nove das 12 regiões do país, mas que "na maioria dos casos as melhorias foram fracas". O estudo do Livro Bege examina dados transmitidos pelas representações regionais do banco central americano do início de janeiro a 22 de fevereiro.
Leva em conta a tempestade de neve que paralisou boa parte do noroeste do país no início do mês, principalmente a capital, Washington, e suas imediações, mas se detém na segunda série de tempestades que reduziram a atividade em Nova York nos últimos dias do mês. O informe servirá de referência à reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, prevista para o dia 16 de março.
No que se refere ao mercado de trabalho, para o qual o presidente do Fed, Ben Bernanke, traçou perspectivas sombrias no Congresso, o documento afirma que "o ritmo de demissões se desacelerou na maioria das regiões", mas que os planos de contratação das empresas se mantêm "cautelosos, em geral".