postado em 04/03/2010 12:39
A utilização da capacidade instalada da indústria ficou estável em janeiro, com os indicadores revelando continuidade da recuperação da atividade industrial segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O faturamento real, porém, foi o pior para meses de janeiro desde 2005, quando teve início a série histórica.
[SAIBAMAIS]A baixa do faturamento real chegou a 3,6% no mês passado, na comparação com dezembro. Em comparação a janeiro de 2009, porém, o faturamento teve incremento de 7,7%.
As horas trabalhadas no mês passado tiveram aumento de 0,6% na comparação com dezembro e de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de trabalho avançou 2% em comparação a dezembro e 1% em relação a janeiro de 2009.
Quanto à capacidade instalada houve estabilidade. O indicador ficou 0,1 ponto percentual abaixo do resultado anterior. Em dezembro, o índice cresceu 81,5% e em janeiro deste ano, 81,4%. Em comparação a dezembro de 2009, o índice cresceu 77,8%.
"Janeiro de 2009 foi o momento mais crítico, quando todo o efeito da desaceleração da economia mundial foi sentida. A contração das exportações e a falta de crédito levaram à parada brusca da economia brasileira", disse o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
Segundo ele, a partir de agora, os dados crescentes irão dominar na economia brasileira, sinalizando para a manutenção do crescimento.