Agência France-Presse
postado em 05/03/2010 15:48
A primeira fabricante mundial de veículos pesados, a alemã Daimler, anunciou nesta sexta-feira (5/3) a intenção de aumentar em 15% ao ano sua produção no Brasil, mercado muito promissor e onde sofre a concorrência de sua compatriota MAN.A empresa investirá cerca de 460 milhões de euros (625 milhões de dólares) na extensão de sua fábrica, para produzir até 75 mil unidades anuais, afirma a empresa em um comunicado.
O grupo indica ter obtido um crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social brasileiro (BNDES) e contratado 1.400 empregados nos últimos meses. O número de funcionários da Daimler no Brasil chega a 11 mil pessoas, segundo os últimos números divulgados.
"O Brasil é um mercado com um enorme potencial de crescimento, que todos queremos aproveitar plenamente", declarou Hubertus Troska, responsável pelos caminhões do grupo na América Latina.
A principal rival da Daimler no Brasil é a alemã MAN. O grupo reforçou fortemente sua posição no fim de 2008, quando seu primeiro acionista, Volkswagen, devolveu sua atividade de produção de veículos pesados no país.
Em janeiro, a MAN anunciou a intenção de aumentar a produção de ônibus e caminhões no país para até 72 mil unidades anuais, o que representa um aumento de 44% em relação a 2009.