Agência France-Presse
postado em 09/03/2010 17:53
O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, reuniu-se nesta terça-feira com o presidente Barack Obama, e pediu aos Estados Unidos as medidas necessárias contra os especuladores que, segundo ele, estão aprofundando a crise econômica enfrentada pelo governo de Atenas.Enquanto Papandreou se dirigia à reunião a portas fechadas no salão Oval da Casa Branca, o porta-voz presidencial, Robert Gibbs, respondia a perguntas sobre como Washington vai apoiar a crise na Grécia.
"Esse é um assunto que cabe à União Europeia", disse Gibbs, acrescentando que essa também era a posição dos aliados dos EUA na Europa. "Isso é algo que os europeus podem e devem resolver".
O ministro das Finanças grego, Georges Papaconstantinou, declarou em Washington antes da reunião que seu país não busca um resgate financeiro, e sim obter crédito a um custo razoável.
Disse esperar "mais transparência" nos mercados financeiros internacionais, e afirmou que esta questão exige uma "resposta mundial".
"Não queremos um resgate financeiro. Tentamos obter crédito nos mercados financeiros de acordo com nossa condições", declarou o ministro, durante uma entrevista para a rede de televisão CNBC.
Já a presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que "os gregos podem estar certos de que os EUA estarão a seu lado nestes tempos difíceis".