postado em 09/03/2010 19:26
São Paulo ; A aplicação de uma sobretaxa sobre a importação do trigo dos Estados Unidos não causará aumento no preço do pão ou das massas, disse nesta terça-feira (9/3) o presidente da Associação Brasileira de Indústria da Panificação (Abip), Alexandre Pereira. A entidade representa 63 mil padarias no país.;Não terá nenhum impacto. Isso é absoluta especulação. Os volumes que o Brasil importa do trigo norte americano são números risíveis. Para você ter ideia, em 2008 nós importamos menos de 10%, foi um ano de crise, e em 2009 foi menos de 2%;, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Nesta segunda (8/3), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou que poderá sobretaxar o trigo norte-americano como parte da retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) à prática do governo dos Estados Unidos de pagar subsídios aos produtores de algodão.
De acordo com Alexandre Pereira, o Brasil tem outras possibilidades de importação, como o trigo canadense, e de países europeus. Hoje, cerca de 90% do trigo importado do país vem da Argentina.
;As pessoas às vezes criam um fato e, de um fato, querem gerar um factoide para criar ambiente de aumento de preço. Eu acho isso uma irresponsabilidade. Somos absolutamente contrários a esse tipo de estratégia. Achamos que não há motivo para ter qualquer tipo de aumento. Isso é uma estratégia comercial do setor de trigo;, disse.