Agência France-Presse
postado em 10/03/2010 16:48
A Shell deixou de vender gasolina ao Irã, anunciou nesta quarta-feira (10/3) um porta-voz do grupo anglo-holandês, seguindo o caminho de outras empresas que deixaram de comercializar com Teerã, devido a ameaças de novas sanções que pesam sobre o país."A Shell não vende atualmente gasolina ao Irã", disse um porta-voz do grupo, citado por Dow Jones Newswires.
A decisão da Shell ocorre pouco depois de várias companhias de petróleo ocidentais decidirem cessar seu comércio com Teerã, num contexto de pressões internacionais cada vez mais fortes.
Segundo um artigo publicado na segunda-feira pelo Financial Times, várias empresas de petróleo suíças, entre elas a Vitol, deixaram de abastecer o país de combustível, devido ao risco geopolítico crescente que rodeia as transações com Teerã.
Os congressistas americanos fazem chamados cada vez mais frequentes ao presidente Barack Obama, para que ele imponha novas sanções ao Irã e às empresas que negociam com o regime de Teerã, em resposta à negativa iraniana de congelar seu programa nuclear.