postado em 11/03/2010 08:18
Os candidatos a escriturários do Banco de Brasília (BRB) se sentiram prejudicados com as provas aplicadas no último domingo. Segundo eles, diversas questões de conhecimentos bancários abordaram assuntos que não estavam previstos no edital elaborado pelo Cespe. As 200 vagas oferecidas são disputadas por 27.820 inscritos.De acordo com o professor de conhecimentos bancários Cid Roberto, a prova exigiu domínio de leis especiais, súmulas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), emendas constitucionais, leis ordinárias e outros assuntos que não eram esperados. ;Gostaria que o Cespe informasse qual o curso de nível médio que oferece todo esse embasamento jurídico que foi apresentado em várias questões da prova.;
Para exemplificar, ele cita o item 70 da prova, que trata de leasing sob ótica de um entendimento do STJ. ;Trabalho na atividade bancária desde 1968, trabalhei com leasing por 10 anos e não consegui responder à questão;. O gabarito, divulgado na terça-feira, considera que a resposta correta é ;errado;. No item seguinte, a banca abordou o documento de crédito (DOC) e a transferência eletrônica disponível (TED). ;Em momento algum, o edital faz qualquer referência à movimentação de recursos financeiros, DOC ou TED;, explica o professor de conhecimentos bancários.
Outro ponto que extrapolou as orientações do conteúdo programático foi o item 57, que diz respeito ao direito do consumidor. ;É permitida a fixação de preços diferenciados para o pagamento de bens e serviços efetuados em dinheiro ou em cartão de crédito;, diz o enunciado da prova. O professor critica: ;A questão afeta somente a relação freguês e comerciante, sem interesse algum para o escriturário de qualquer banco;. Ao todo, Cid Roberto cita 11 enunciados que se enquadram na contestação.
Banca revisora
;Essas questões precisam ser anuladas e o Cespe tem que dar uma satisfação, não podem fazer o que querem e ficar por isso mesmo;, diz, indignado, Daniel de Assenção Sousa. Ele é apoiado pela colega Sirleide Ferreira Araújo. ;Caso a banca examinadora não faça nada a respeito, desistirei de fazer concursos, pois não desenvolvi a habilidade de ser adivinha e muito menos a capacidade de saber tudo dos assuntos cobrados nas provas.;
Em nota, a assessoria de imprensa do Cespe informou que ;qualquer dúvida em relação aos itens das provas objetivas deve ser dirimida na fase de recursos;. E garante que ;todos os questionamentos serão analisados detalhadamente pela banca revisora e caso seja detectado algum erro de adequabilidade de conteúdo ele será corrigido;. O prazo para recursos, iniciado ontem, termina às 18h no www.cespe.unb.br. O BRB foi procurado, mas não retornou à solicitação até o fechamento da edição.
; Prazo final para médicos
Termina hoje, às 17h, o prazo de inscrição do concurso para médicos da Secretaria de Saúde do DF. São oferecidas 429 vagas: 400 para compor o quadro próprio do órgão e 29 para atender demandas das secretarias do Planejamento e Gestão e da Educação. A adesão só pode ser feita pessoalmente ou por meio de procuração na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (SMHN Quadra 501, Bloco A, Asa Norte, Brasília).
No ato da inscrição, o candidato escolhe a especialidade desejada entre as 47 disponíveis e paga a taxa de R$ 90. Têm direito à isenção da cobrança doadores de sangue, portadores de deficiência física ou candidatos de baixa renda. A data das avaliações será divulgada em 18 de março e cobrará conhecimentos de português, do Sistema Único de Saúde, da Lei Orgânica do DF e conhecimentos específicos da área selecionada. Os aprovados receberão R$ 3.726,61 e serão lotados em todos os hospitais da rede pública distrital. O edital e demais informações estão disponíveis no www.saude.df.gov.br.