Agência France-Presse
postado em 11/03/2010 19:32
Os preços da soja sofreram uma forte baixa, nesta quinta-feira (11/3), no mercado de futuros de Chicago, devido à publicação de números de exportação decepcionantes e de inflação na China, um dos principais compradores da soja americana.A situação "é ruim, em particular para a soja, já que a China é um comprador muito importante dos Estados Unidos, mais do que o milho ou o trigo. Com relação a estes cultivos, a China não tem comprado quantidades importantes há anos", explicou Bill Nelson, da Doane Advisory Services.
Os investidores estão inquietos diante da possibilidade de eventuais restrições de compra por parte das autoridades chinesas, após a publicação de cifras que mostravam uma alta na inflação ao mais alto nível em 16 meses, gerando o temor de um reaquecimento econômico.
O contrato de grãos de soja para entrega em maio caiu 27,50 centavos, a 9,3050 dólares o bushel (35 lts). O contrato de trigo com o mesmo vencimento recuou 2,75 centavos, a 4,7875 dólares o bushel. O contrato de milho para entrega em maio perdeu 0,25 centavos, a 3,6525 dólares.