Economia

Consultor diz que previsão de Mantega para crescimento do PIB neste ano deve se concretizar

postado em 11/03/2010 21:47
São Paulo ; A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 5,5% em 2010, feita nesta quinta-feira (11/3) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá se concretizar, segundo o economista chefe da LCA Consultores, Blaúlio Borges.

Mantega alterou a projeção de crescimento da economia neste ano, de 5,2% para 5,7%, ao comentar a retração do PIB no ano passado em 0,2%, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Borges, a expansão econômica brasileira em 2010 será resultado de juros baixos, uma política fiscal de redução de tributos, o aumento dos gastos do governo e uma forte alta nos investimentos, previstos para este ano. A cifra de 5,5% ou mais, no entanto, deverá ser alcançada também em razão de uma base de comparação baixa.

;A base de comparação ajuda bastante, mas também tem todo o estímulo fiscal e monetário que foi introduzido ao longo da crise. A taxa de juros hoje está em 8,75%, e a Selic é um dos juros mais baixos que o Brasil teve nos últimos anos. O governo também estimulou a demanda por meio de política fiscal reduzindo tributo;.

Borges ressalta que o aumento do investimento será o destaque da economia do país em 2010. Segundo ele, o investimento, que caiu cerca de 10% em 2009, deverá ter uma alta de 21% neste ano, impulsionado pela elevação do crédito e do otimismo entre os empresários. ;Oferta de crédito crescente, ociosidade se reduzindo, e otimisto em relação ao futuro, isso deve impulsionar o investimento para crescer esse 21% que a gente projeta para 2010;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação