Economia

Telefonica lidera pelo quarto ano o ranking de reclamações do consumidor paulista

postado em 12/03/2010 12:51
Pelo quarto ano, a operadora Telefonica foi a empresa que mais gerou reclamações dos consumidores paulistas em 2009, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (12) pela Fundação Procon. "É de se lamentar que a Telefonica seja tetracampeã nesse ranking negativo", afirmou o secretáio de Justiça e Cidadania, Luiz Antonio Marrey. Em segundo lugar está o Banco Itau, seguido pela Eletropaulo, Sony Ericsson e Tim Celular. O levantamento mostrou que 45,80% das reclamações fundamentadas (aquelas que viram processos administrativos) recebidas pelo órgão são de empresas do setor de telefonia. "Isso não e mera coincidência", disse o diretor-executivo da Fundação Procon, Roberto Pfeiffer. Segundo ele, a Telefonica não e a única preocupação do órgão. "A Eletropaulo, que está em terceiro lugar, é uma preocupação gigantesca: é absurdo o aumento do número de reclamações". Na comparação com 2008, as reclamações contra a Eletropaulo aumentaram 203% e, comparado com 2007, o aumento foi de quase 500%. Para Roberto Pfeiffer, as agências reguladoras, como Anatel e a Aneel, deveriam exercer mais pressão sobre essas empresas. O secretário Marrey considerou "absurdo" o silêncio da Aneel. "Foi descoberta uma cobrança indevida há mais de sete anos e até agora não temos uma solução definitiva", lembrou Marrey. Segundo o secretário, cumprir o Código de Defesa do Consumidor "não é nenhum favor". "Queremos que as empresas cumpram sua obrigação", disse Marrey, acrescentando que as multas crescentes não excluem a atuação das instituições reguladoras. Em 2009 o Procon atendeu 533.805 chamadas, com reclamações e consultas sobre 2.925 empresas. As que geraram mais reclamações foram aquelas cujos serviços não encontram concorrência ou que são incorporados no cotidiano do consumidor.

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