Agência France-Presse
postado em 15/03/2010 19:46
A Bolsa de Nova York fechou novamente estável nesta segunda-feira (15/3), enquanto o mercado aguarda a reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. O Dow Jones subiu 0,16%, mas o Nasdaq perdeu 0,23%.O Dow Jones Industrial Average teve alta de 17,46 pontos, para 10.642,15 unidades, enquanto o Nasdaq, índice composto principalmente por empresas do setor de tecnologia, caiu 5,45 pontos, para 2.362,21.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 avançou 0,05% (0,52 ponto), para 1.150,51.
O mercado ficou sem liderança, afirmou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York. Os valores financeiros, que tinham impulsionado o mercado na semana passada, não foram destaque no dia em que foi apresentado em Washington um projeto de lei sobre a regulação financeira, que torna o Fed o órgão regulador dos grandes bancos do país.
[SAIBAMAIS]Três incógnitas pesaram sobre o mercado: o projeto de reforma financeira, o de reforma da saúde, que deverá ser definido na semana que vem, e a reunião do Comitê de Política Monetária do Fed de terça-feira, lembrou Volokhin.
A alta do dólar e a queda dos mercados de matérias-primas também afetaram Wall Street, "em parte devido aos crescentes temores de que China e Índia limitem seu crescimento com o objetivo de desacelerar a inflação nesses países", declarou Frederic Dickson, da D.A. Dickinson.
Os preços do setor de energia limitaram os ganhos do mercado, mas reduziram sua queda no final da sessão. O Dow Jones e o S 500 ficaram positivos na última meia hora de operações.
As cifras referentes à produção industrial deram poucas indicações aos investidores, com um aumento de 0,1% em fevereiro, influenciadas principalmente pela meteorologia, declarou Anthony Conroy, do BNY Convergex.
"Os operadores estão prudentemente otimistas sobre a economia e esta prudência está dominando atualmente", completou Conroy.
O mercado obrigatório estabilizou-se. O rendimento dos títulos do Tesouro norte-americano a prazo de 10 anos ficou em 3,704%, contra 3,710% da noite de sexta-feira, enquanto os títulos de 30 anos fecharam a 4,636%, contra 4,633%.