postado em 17/03/2010 18:35
Brasília ; Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) revelaram que houve aumento no número de famílias endividadas. Além disso, foi registrada queda na perspectiva de consumo das famílias brasileiras no mês de março, com relação aos meses de janeiro e fevereiro deste ano.Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) revelaram que o percentual de famílias endividadas subiu de 61,8% para 63%. Estes números dizem respeitos àqueles que fizeram compras com cartões de crédito, carnês e financiamentos.
Houve aumento também no percentual das famílias que possuem além das dívidas, contas em atraso. Nesse caso, o aumento foi de 25,6% para 27,3%. A CNC atribui o crescimento destes percentuais ao aumento do custo de vida que normalmente ocorre no primeiro trimestre do ano devido a despesas fixas como IPTU, IPVA e reajustes de preços e serviços.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada com 18 mil famílias, revelou um recuo de 1,9% na intenção de consumo com relação a fevereiro. Na pesquisa são utilizados sete componentes do ICF, que são o emprego atual, a perspectiva profissional, a renda atual, a compra a prazo, o nível de consumo atual, a perspectiva de consumo e o momento para bens duráveis.
Houve queda nos percentuais de quatro destes componentes. Segundo a confederação, a redução de ICF foi causada pelo fim das alíquotas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a persistência da inflação no início de 2010.
A Peic tem objetivo de orientar empresários que utilizam o crédito sobre a intenção de consumo das famílias brasileiras, acompanhando o perfil dos endividamentos e o consumo previsto. Já a ICF, mede a avaliação do consumidor com relação a assuntos relacionados ao consumo familiar.