Economia

Barroso pede decisão rápida da UE sobre ajuda à Grécia

postado em 19/03/2010 18:03
O presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso exortou nesta sexta-feira (19/3) os dirigentes de todos os países da UE a aprovarem "desde que seja possível" a criação de um mecanismo de ajuda financeira à Grécia que será utilizado caso seja necessário.

"Peço aos dirigentes da UE que cheguem a um acordo sobre este instrumento desde que seja possível", disse em uma entrevista concedida aos jornalistas.

"Não podemos prolongar por muito tempo a situação atual", acrescentou.

Com essa declaração, Barroso lança um apelo implícito à chanceler alemã Angela Merkel, que ainda hesita em aprovar um mecanismo de ajuda financeira à Grécia, antes da reunião entre os chefes de Estado e de Governo europeus na quinta e na sexta-feira da semana que vem em Bruxelas.

[SAIBAMAIS]A Comissão "está preparada para propor um mecanismo de ajuda" à Grécia, que será "constituído de um sistema de empréstimos bilaterais coordenados", ressaltou Barroso.

Os ministros das Finanças da Zona do Euro chegaram a um acordo sobre os principais pontos do plano na segunda-feira.

Mas esse mecanismo inédito na história da Zona do Euro deve ainda ser submetido a uma validação política dos chefes de Estado e de Governo europeus para poder ser utilizado no momento oportuno, e da chanceler alemã, que se recusa hoje a pagar pelos problemas orçamentários da Grécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação