Economia

Presidente da Caixa e ministra da Espanha discutem intercâmbio na área de habitação

postado em 22/03/2010 15:38
Rio de Janeiro - A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, iniciou nesta segunda-feira (22/3), no Fórum Urbano Mundial, negociações com a ministra da Habitação da Espanha, Beatriz Corredor Serra, com o objetivo de promover uma troca de experiências entre os dois países na área habitacional.

Segundo o vice-presidente de Governo da Caixa, Jorge Hereda, o Brasil está interessado na experiência espanhola, que passou por um boom (explosão) imobiliário nos últimos dez anos. ;É um pouco da experiência que o Brasil está passando a viver agora. Então, interessa à gente aprender um pouco com essa experiência, evitar os erros que foram cometidos lá e aprender com os acertos;, disse Hereda.

Hereda disse que o intercâmbio deve incluir a área de habitação social, o que poderá ser feito levando-se à Espanha o know-how da Caixa no programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê inicialmente a construção de 1 milhão de moradias para a população de baixa renda. O objetivo é reduzir o déficit habitacional no país, hoje estimado em 6,3 milhões de unidades.

Na próxima semana, técnicos dos dois países vão se reunir para detalhar as possibilidades de cooperação, informou Hereda. Não está descartada viagem de técnicos da Caixa à Espanha, nos próximos meses, para dar seguimento às negociações.

Hoje, no Fórum Urbano Mundial, a Caixa firmou sete documentos dentro do Acordo de Cooperação Técnica de Desenvolvimento Urbano com Moçambique, iniciado em 2007. Os documentos incluem uma proposta de Política Habitacional para Moçambique, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), e fornecimento de cinco projetos para construção de habitações de baixa renda.

A Caixa disponibilizará também metodologia para implementação de Sistema de Acompanhamento de Custos e Índices da Construção Civil naquele país africano.

Hereda destacouque a Caixa tem acordos de cooperação técnica da Caixa com vários países da África e da América Central.

"Temos cooperação desde Cabo Verde, Marrocos, Namíbia, Nicarágua e São Tomé e Príncipe até a Venezuela. Em Moçambique, estamos trabalhando com o governo local para dar assistência técnica e promover a construção da política nacional de habitação;, informou Hereda. Segundo ele, a Caixa disponibilizará aos moçambicanos tecnologias apropriadas para a construção de casas populares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação