postado em 23/03/2010 21:24
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23/3) duas moções sobre Cuba, mas com conteúdos diferentes. A primeira, apresentada pela deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), defende os presos em greve de fome naquele país. A outra, de autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), condena o embargo econômico a Cuba.O texto de Bolsonaro afirma que a Câmara dos Deputados manisfesta apoio irrestrito e solidariedade aos presos políticos que lutam por liberdade e democracia em Cuba.
Na outra moção, também aprovada de forma simbólica pelos deputados, a Câmara manifesta apoio a Cuba contra o embargo econômico norte americano.
A moção apresentada por Grazziotin também apoia os cinco presos cubanos que estão detidos nos Estados Unidos há mais de dez anos. O texto pede ainda o fim das prisões na base militar norte-americana de Guantânamo e a devolução do território a Cuba, além do fechamento daquela unidade.
Os deputados exigiram que fosse dado o mesmo tratamento às duas moções, inclusive com o mesmo tipo de votação. Com isso, as duas matérias, que expressão posições contrárias em relação a Cuba, foram votadas de forma simbólica.