postado em 25/03/2010 09:33
A maioria dos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central entendeu ser "mais prudente aguardar a evolução do cenário macroeconômico até a próxima reunião, para então dar início ao ajuste da taxa básica" de juros, a Selic.
[SAIBAMAIS]A informação consta da ata da última reunião do colegiado, realizada na semana passada, quando ficou decidido manter a Selic, em 8,75% ao ano.
Segundo a ata, a maioria dos integrantes do Copom avaliou o "fato de que já está em curso o processo de retirada dos estímulos introduzidos durante a crise".
Por outro lado, informa o documento, os demais membros do comitê, entendendo que as projeções de inflação e o balanço de riscos considerado, justificariam o início do ajuste já nesta reunião, votaram por uma elevação imediata de 0,50 ponto percentual.
Apesar de a decisão de aumentar a Selic ainda ter acontecido na reunião deste mês, a ata mostra que houve consenso entre os membros do comitê quanto à necessidade de se implementar um ajuste na taxa básica de juros, para conter descompasso entre expansão da demanda doméstica e a capacidade produtiva da economia, bem como o aumento das expectativas de inflação.
Na reunião do Copom da semana passada, foram cinco votos a favor da manutenção da taxa e três pela elevação da taxa em 0,5 ponto percentual.
A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 27 e 28 de abril.