Economia

Mantega estima equilíbrio nas contas do país até 2013

postado em 29/03/2010 16:44
Brasília ; O Brasil deixará de ter déficit nominal a partir de 2013. A estimativa é do ministro da Fazenda, Guido Mantega. De acordo com ele, o resultado estará praticamente neutralizado em 2012, com a redução da dívida pública. As projeções levam em consideração todas as despesas e os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

;Nós fizemos a conta e projetamos a receita que teremos em 2011 e 2014. Projetamos todos os gastos, colocamos o PAC 2 e resultou nessa conta. Solidez fiscal, com a realização do PAC2, mantendo um volume elevado de investimento por parte do Estado;, disse.

A previsão de déficit nominal neste ano, calcula o ministro, será de 1,5% em relação ao PIB. ;Será um dos menores do mundo. Menor que o da China, da Índia, da Alemanha, dos Estados Unidos. Crescendo com solidez.;

O ministro informou que a redução da dívida pública brasileira será de menos de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2013, demonstração de que o país ficará menos vulnerável e com dívida cada vez menor.

Segundo Mantega, todos os investimentos feitos no Brasil, nos últimos anos, não afetaram as contas públicas. ;Passamos por todo esse processo mantendo as contas públicas bastantes sólidas. O superávit primário se manteve no patamar de 3,3% e 3,5%, salvo no ano passado devido à crise;.

O ministro disse que o Brasil tem hoje um dos melhores desempenhos fiscais do mundo e do G 20 (grupo das maiores economias mundiais), pois a maioria dos países está com déficits fiscais avançados. ;Nós retomamos a superávit primário de 3,3%, que será mantido durante o PAC 2, no próximo governo;.

Com a queda no volume da dívida, houve uma queda no volume de juros, chegando a um dos menores patamares dos últimos tempos, conforme o ministro. "A tendência é essa: a conta ficar cada vez menor, ajudando a termos um conjunto de contas públicas bastante sólidas."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação