postado em 31/03/2010 14:47
Brasília - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, afirmou nesta quarta-feira (31/3) que é normal quando a inflação fica acima ou abaixo do centro da meta.;Nós trabalhamos para que a inflação fique na meta [no centro]. Entretanto, às vezes a inflação está abaixo, às vezes acima. Quando está abaixo, a gente vê como um fato normal, quando está acima também;, disse, durante entrevista de divulgação do Relatório Trimestral de Inflação.
[SAIBAMAIS]A meta de inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Na projeção do BC divulgada hoje a estimativa para a inflação para este ano (5,2%) está acima do centro da meta. Para 2011, a projeção é de 4,9%.
Sobre as decisões referentes à taxa básica de juros, a Selic, usada para controlar a inflação, Araújo afirmou que ;são técnicas tomadas sempre com o foco de manter a inflação na meta no horizonte em que a política monetária pode atuar;.