Economia

Petróleo supera os US$ 87 em Nova York

Agência France-Presse
postado em 06/04/2010 17:43
Os preços do petróleo subiram levemente nesta terça-feira (6/4) em Nova York, superando os 87 dólares, algo inédito desde outubro de 2008, sustentados por indicadores positivos publicados nos últimos dias nos Estados Unidos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em maio fechou em 86,84 dólares, alta de 22 centavos em relação à segunda-feira.

Em dia de cautela, os preços oscilaram durante grande parte da sessão perto do equilíbrio, chegando ao pico de 87,09 dólares, nível mais alto desde 9 de outubro de 2008.

No InterContinental Exchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu 27 centavos, para 86,15 dólares.

"As pessoas estão mais otimistas" em relação à evolução da demanda nos Estados Unidos, afirmou Ellis Eckland, analista independente. "Parece que os consumidores americanos estão comprando mais, e o mercado de trabalho melhorou, o que tem impacto de alta no preço do petróleo. A situação econômica não piorou, então não há nada que possa pressionar os preços para baixo, e os fluxos de liquidez sustentam isso", completou.

Segundo o analista, o mercado continuou se beneficiando dos dados mensais de emprego nos Estados Unidos, divulgados na sexta-feira, que mostraram a criação de 162.000 vagas no país em março, cifra que não era alcançada havia três anos.

"O mercado tem a impressão de que a demanda deve se recuperar rapidamente" nos Estados Unidos, impulsionada pela recuperação econômica, observou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. "Mesmo assim, não penso que isso deve ocorrer tão rapidamente como alguns acreditam. O que se observa é mais uma estabilização", completou.

A agência americana de informação sobre energia reduziu nesta terça-feira sua previsão de crescimento do consumo de produtos ligados ao petróleo nos Estados Unidos em 2010, para 160.000 barris diários, contra 200.000 em seu relatório anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação