postado em 13/04/2010 08:50
Um problema no sistema de direção assistida dos modelos C4 Hatch e C4 Pallas, ambos fabricados pela montadora francesa Citroën, levou a empresa a convocar um recall em todo o país. Conforme se constatou, em caso de mau funcionamento do dispositivo, existe risco de o volante travar durante manobras rápidas, o que pode acarretar acidentes graves, dependendo da velocidade em que o veículo se encontra. %u201CComo o defeito se dá no comando do sistema de direção, não há necessidade de intervenção mecânica no veículo. O reparo é feito apenas por meio do download de um novo software (no mecanismo de dirigibilidade)%u201D, informou a empresa, por meio de sua assessoria. Devem passar pelo recall 6.215 carros, sendo 4.942 C4 Pallas e 1.273 C4 Hatch.
O proprietário deve levar seu veículo a uma concessionária do grupo para reparo imediato do problema. A montadora constatou que os riscos são reais, sobretudo em casos de manobra de evasão. São os casos de uma curva rápida para desviar de um pedestre na rua ou de um animal ou ainda de objeto caído no asfalto. Os veículos com falhas foram produzidos entre 7 de abril e 2 de setembro do ano passado na unidade da montadora instalada nos arredores de Buenos Aires, capital da Argentina.
Os modelos que podem apresentar o problema têm chassis entre 9G533889 e AG518279. Entretanto, diz a empresa, há veículos que estão incluídos entre os intervalos desses chassis que não precisarão de reparo. Para saber se seu veículo precisa ou não ser levado a uma concessionária, o proprietário deve contatar a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 011 8088, ou por meio do site. Não existe prazo para o fim do recall.
Segundo explicou a Citroën, o defeito no sistema de direção assistida dos modelos C4 Hatch e C4 Pallas foi constatado internamente, por meio de auditoria interna. %u201CNão houve casos de acidente com consumidores. Mas, como existia o risco, convocamos o recall%u201D, frisou a montadora. Modelos C4 Hatch e C4 Pallas mais antigos não precisam passar pelo chamamento. A empresa explicou que esses veículos foram fabricados com software que, apesar de mais velho, não apresenta defeito com o uso. %u201CExiste uma visão de que os componentes de um carro são estáticos, que só mudam com um novo modelo, mas não são. Por isso, precisam passar por reparo no sistema de pilotagem.%u201D