postado em 15/04/2010 16:14
Brasília - As vendas no comércio varejista deverão continuar aquecidas entre abril e junho deste ano, comparadas a igual período do ano passado. Segundo a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) e pelo Laboratório de Finanças (Labfin), da Fundação Instituto de Administração (FIA), a intenção de compra subiu 2,2%, mas, sobre o primeiro trimestre, houve queda de 2,6%.De acordo com a pesquisa, que ouviu 500 consumidores da cidade de São Paulo, a partir deste mês, deve ocorrer uma migração da procura por bens duráveis para outros produtos de menor valor, como, por exemplo, os do setor de telefonia. O motivo é o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis e outros bens. O levantamento mostra que houve queda de 7,9% nas intenções de compra de automóveis; de 8%, no caso dos móveis, e 39,6% no segmento de materiais de construção.
No entanto, aumentou, significativamente a intenção de gastar nesses segmentos: 110,6% em material de construção; em 9% na compra de automóveis e 22,7% em móveis. Incluindo os dez segmentos pesquisados, a intenção de compra na média será inferior ao do primeiro trimestre, passando de 77,2% para 74,6%.
Na comparação com igual período do ano passado, houve aumento de 2,2% na intenção de compra, com destaque para os eletroportáteis, onde o interesse do consumidor por esses produtos cresceu 300%. Para os itens de telefonia e celulares, a alta foi de 84,8%; para material de construção, 39,1%, e para eletroeletrônicos, de 16,3%.
Para o coordenador-geral do Provar, Claudio Felisoni, a demanda que vinha sendo direcionada no setor de bens duráveis tende a diminuir, já que os consumidores comprometeram a renda com financiamentos de longo prazo, caso dos automóveis. Felisoni ressaltou, no entanto, que aumentou a intenção de gasto em 9%, o que ele atribui em parte ao fim do estímulo fiscal e em parte ao aumento da massa salarial, que cresceu 3%.
No caso dos produtos da linha branca, como fogões e geladeiras, o interesse na compra aumentou 6%, mas a intenção de adquiri-los caiu 8,8%.