Economia

Órgão regulador quer informações sobre grandes investidores

Agência France-Presse
postado em 15/04/2010 17:00
A Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro americano, pretende criar um sistema de declaração de órdens nas Bolsas com o objetivo de facilitar a identificação dos "grandes operadores de mercado" e "suas atividades", afirmou a entidade em comunicado publicado nesta quinta-feira (15/4).

Esse sistema permitirá "coletar informações sobre as operações (compra e venda de ações) dos participantes e analisar suas atividades", completou o comunicado.

"A SEC propõe que os grandes operadores identifiquem-se perante o órgão, que lhes dará um número de registroo. Os grandes operadores deverão fornecer esse número a seus agentes, que são obrigados a manter registros das transações de cada um deles e fornecê-los à SEC quando for solicitado", explica.

"Esta norma pretende reforçar nossa supervisão aos mercados para proteger os investidores", comentou a presidente da SEC, Mary Shapiro.

A proposta foi colocada em audiência pública durante 60 dias. Uma vez finalizado esse período, as críticas e sugestões serão analisadas para reavaliação do projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação