postado em 15/04/2010 17:43
Brasília - Brasil e Índia precisam desenvolver mais esforços para atingir a meta de US$ 10 bilhões nas trocas bilaterais até 2010. O reconhecimento da necessidade de ampliar o fluxo comercial entre os dois países consta de declaração conjunta divulgada nesta quinta-feira (15/4) depois de encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Em 2009 o comércio entre Brasil e Índia atingiu US$ 5,6 bilhões.Um caminho apontado no documento para atingir essa meta é diversificar o intercâmbio bilateral, particularmente em setores de maior valor agregado. No documento, os dois líderes dizem que os setores do comércio e da indústria do Brasil e da Índia devem aproveitar as oportunidades nas áreas de energia, agricultura, mineração e infraestrutura, entre outros.
O governo brasileiro também ficou satisfeito com o interesse de empresas petrolíferas indianas em participar do futuro leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para exploração de petróleo. O leilão ainda não tem data marcada. Lula e Manmohan Singh ainda reafirmaram a preocupação com as mudanças climáticas e condenaram o terrorismo.
O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, está no Brasil para participar nesta quinta das cúpulas do Bric, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, e do Ibas, que reúne a Índia, Brasil e África do Sul.