postado em 15/04/2010 17:45
Rio de Janeiro - Informações sobre cerca de 533 projetos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social estão desde ontem (14) à disposição das pessoas interessadas no Mapa Interativo de Projetos Apoiados pelo BNDES.Criado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o mapa está disponível no site Plataforma BNDES, que é um conjunto de organizações que monitoram socialmente as ações do banco.
Ainda esta semana, o número de projetos apoiados pelo BNDES inseridos no mapa passará para 600. A nova ferramenta será alimentada constantemente com novas informações. ;Ele [o mapa] tem várias possibilidades de busca e de navegação. Dá para fazer buscas por estado, por cidade, por tamanho e por tipo do projeto. Também é possível visualizar perto dos projetos algumas camadas que mostram as áreas de proteção ambiental, as terras indígenas com identificação de nome, além da produção de grãos e de cana de açúcar próxima dos projetos;, disse a responsável pela criação do mapa, a antropóloga do Ibase Eugenia Motta.
Ela esclareceu que o mapa é um instrumento para estimular o debate público sobre os financiamentos concedidos pelo BNDES. ;A gente quer que a população e as organizações da sociedade civil possam debater de maneira qualificada quais são os critérios de financiamento do banco;. Para isso, o mapa oferece um espaço chamado Sua Voz para que as pessoas possam enviar depoimentos.
;Também é uma forma de dar voz às pessoas que estão diretamente afetadas pelos projetos financiados pelo banco e fazer com que a vivência delas seja conhecida publicamente, porque são vozes que geralmente não são ouvidas quando se trata de financiamento de grandes projetos;, disse Eugenia. Segundo a pesquisadora, essas comunidades são, na maioria das vezes, invisíveis. São comunidades pobres, tradicionais, que não têm, em geral, acesso aos meios de comunicação para se manifestare, afirmou.
O Ibase pretende que o mapa seja um instrumento de pressão social para mudança dos critérios de concessão de crédito do BNDES e que contribua para que o banco discuta com a sociedade sua forma de atuar.