Economia

Lula defende mecanismos para aumentar relações comerciais entre Brasil e África do Sul

postado em 15/04/2010 18:26
Brasília ; O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (15/4), durante encontro com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, a criação de mecanismos para ampliar as relações comerciais entre os dois países. Lula demonstrou preocupação com a pequena queda no comércio bilateral ocorrida no ano passado por causa da crise econômica mundial.

Lula manifestou também interesse em aumentar os negócios entre com a África do Sul, principalmente nas áreas de defesa, agricultura e ciência e tecnologia.

De acordo com o subsecretário de Política 3 do Ministério das Relações Exteriores, Piragibe Tarragô, que acompanhou o encontro, Zuma argumentou que poderiam ser derrubadas algumas barreiras não tarifárias.

Tarragô disse que esses assuntos serão discutidos com mais profundidade durante a visita de lula à África do Sul, em julho.

No encontro de hoje, realizado no âmbito da cúpula de chefes de Estado do Ibas, grupo que reúne a Índia, o Brasil e a África do Sul, os dois presidentes destacaram ainda a necessidade de maior interlocução entre os dois países em relação ao G20, formado pelas 20 maiores economias mundiais.

Segundo o diplomata, Lula e Zuma concordam que é preciso ampliar as cotas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e aumentar a participação dos países em desenvolvimento nas decisões do Banco Mundial. Os dois presidentes defenderam ainda a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O presidente sul-africano demonstrou também sintonia com a posição brasileira em relação ao Oriente Médio, especialmente no que diz respeito ao Irã e à Palestina, destacou Tarragô.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação