Economia

Mercado imobiliário comercial dos EUA ainda vai piorar, diz Fed de Atlanta

Agência France-Presse
postado em 15/04/2010 19:03
O pior ainda está por vir para o mercado imobiliário comercial americano, que vive pleno marasmo, afirmou nesta quinta-feira (15/4) Dennis Lockhart, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Atlanta, Georgia (sudeste do país).

"Observo a evolução dos desafios enfrentados por esse setor há mais de um ano, e creio que a maior parte dos efeitos nocivos ainda estão por vir", disse Lockhart, durante um discurso feito na Flórida (sudeste dos EUA).

Esse setor inclui o aluguel e venda de imóveis para uso de empresas: escritórios, comércios, galpões industriais, centros comerciais, entre outros. Os riscos que ele antevê para o crescimento desse segmento estão relacionados à crescente taxa de inadimplência nos financiamentos hipotecários aprovados pelos bancos às empresas.

Segundo o Livro Bege do Federal Reserve (informe de conjuntura) publicado na quarta-feira, o mercado imobiliário comercial continua sendo um dos pontos mais delicados da economia americana, juntamente ao mercado de trabalho.

A ameaça recai principalmente sobre os bancos menores, principal fonte de financiamento das pequenas e médias empresas, motor da criação de emprego no país. "O mercado imobiliário será um peso para a economia, mas não impedirá sua recuperação", afirmou Lockhart.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação