postado em 15/04/2010 19:05
Brasília ; O Banco do Brasil já desembolsou, de janeiro para cá, R$ 4 bilhões para capital de giro, investimento e apoio às exportações. Linhas de crédito abastecidas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).O desempenho dessas modalidades de empréstimo, no primeiro trimestre do ano, cresceu quase quatro vezes mais que em igual período do ano passado, quando ainda eram fortes os reflexos da crise financeira mundial, deflagrada em setembro de 2008.
Nos últimos 12 meses, o BB repassou R$ 15 bilhões em recursos do BNDES para pessoas jurídicas, de acordo com o diretor de Crédito do banco, Walter Malieni. Socorro financeiro que aconteceu de forma rápida, pois, segundo ele, ;a agilidade na liberação é fator preponderante para o empresário, já que esse crédito tem impacto direto na capacidade produtiva de seu empreendimento;.
[SAIBAMAIS]Com o desempenho do primeiro trimestre, o BB manteve a liderança no ranking de agentes repassadores de recursos do BNDES, com mais de 25% de participação nesse segmento de crédito. Atuação impulsionada principalmente pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI), lançado pelo governo federal em julho de 2009 e recentemente prorrogado até o final deste ano.
A maior parte dos financiamentos foi para empresas de pequeno e médio porte, tanto no primeiro trimestre deste ano quanto no decorrer do ano passado, e os destaques nas operações foram para as linhas BNDES Automático, Cartão BNDES e BNDES Exim. Esta, voltada para o comércio externo.