Agência France-Presse
postado em 16/04/2010 21:22
O diretor canadense James Cameron declarou nesta sexta-feira que está decidido a utilizar todos os meios para evitar a construção da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.O diretor de "Avatar" previu uma "longa batalha" para impedir a instalação da usina no Rio Xingu, que deverá ter a terceira maior barragem hidrelétrica do planeta. "Sabemos que será uma longa batalha", declarou o cineasta à AFP, após decisão favorável da justiça brasileira ao projeto.
[SAIBAMAIS]"Se o Brasil me permitir, vou voltar e trabalhar com os povos indígenas" para deter a construção de Belo Monte, revelou Cameron. "Mas vou retornar como cineasta e não como simples agitador. Vou filmar a cultura dos índios Kayapós e mostrar ao mundo sua vida de harmonia com a floresta".
"Avatar foi inspirado em artigos da (revista) National Geographic e em documentários para TV, mas após encontrar os povos indígenas da Amazônia, com os quais me comuniquei de forma direta e comovente, isto se tornou muito real para mim. É pessoal".
A atriz Sigourney Weaver, que faz o papel de uma cientista em "Avatar", também prometeu lutar contra Belo Monte.
Entrevistada por telefone pela AFP, Weaver assinalou que um "grande número de pessoas, em todo o mundo, considera a Amazônia vital para a sobrevivência do nosso planeta".