Economia

Leilão de Belo Monte deve começar daqui a pouco

postado em 20/04/2010 13:18
Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve iniciar a qualquer momento o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no Rio Xingu (PA). O presidente de Comissão Especial de Licitação da Aneel, Hélvio Guerra, disse há pouco que a agência aguarda receber formalmente a notificação do Tribunal Regional Federal da 1; Região sobre a cassação da liminar que suspendia o leilão.

[SAIBAMAIS]Ele estima que a disputa tenha início em 40 minutos. Dois consórcios estão habilitados para participar: um formado pelas estatais Furnas e Eletrosul mais as empresas Andrade Gutierrez, Companhia Brasileira de Alumínio, Vale e Neoenergia; e o outro será liderado pela Chesf, subsidiária da Eletrobras, com participação da Queiroz Galvão, Gaia Energia e mais seis empresas.

Vence o leilão o consórcio que oferecer o menor lance por megawatt/hora (MWh) de energia. O preço-teto foi definido pelo Ministério de Minas e Energia em R$ 83 por MWh.

O leilão será realizado por meio de sistema eletrônico. Para isso, foi montada uma infraestrutura especial com salas que manterão isolados os concorrentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação