Economia

Consórcios que disputam leilão de Belo Monte apresentam lances iniciais

postado em 20/04/2010 13:31
Começou há pouco o leilão, na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que definirá as empresas responsáveis pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O leilão é operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Os dois consórcios participantes estão confinados em salas separadas, sendo que um não tem conhecimento dos lances apresentados pelo outro. O leilão está sendo realizado por sistema eletrônico, por meio de rede privada de computadores instalada na sede da agência.

O vencedor da disputa será o consórcio que ofertar o menor lance pelo megawatt-hora de energia a ser gerada pela usina. O preço-teto definido pelo Ministério de Minas e Energia é de R$ 83 por megawatt-hora.

A expectativa é de que, com a disputa entre os dois consórcios, haja um deságio sobre o preço máximo.

Em leilões similares, como os das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), os deságios foram de 35% e 21,6%, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação