Economia

Leilão de Belo Monte termina em menos de sete minutos

postado em 20/04/2010 13:45
Durou aproximadamente sete minutos o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, realizada às 13h20 desta terça-feira (20/4). A proposta vencedora finalizou a licitação com valor apenas 5% abaixo da concorrência. O resultado ainda não foi divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pouco tempo antes, o Tribunal Regional Federal da 1; Região derrubou a liminar determinada pela Justiça Federal em Altamira (PA) contra o leilão da usina hidrelétrica.

[SAIBAMAIS]A liminar cassada contestava pontos do licenciamento ambiental aprovado pelo Ibama em fevereiro para o empreendimento. Belo Monte, se construída, será a segunda maior usina hidrelétrica do país, atrás apenas da binacional Itaipu, e está orçada em R$ 19 bilhões.

Manifestações
Integrantes do Greenpeace jogaram três toneladas de esterco de vaca na entrada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Acorrentados aos portões do local e exibindo faixas com palavras ofensivas, eles protestaram contra a realização do leilão de Belo Monte. "A construção desta usina vai acarretar um grande desequilíbrio ambiental, além de prejudicar a vida de mais de 20 mil pessoas que habitam aquela região. Isso sem contar as tribos indígenas que vivem lá;, lamentou o coordenador da Campanha de Energias Renováveis, Ricardo Baitelo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação