postado em 20/04/2010 20:11
Os preços do petróleo subiram fortemente nesta terça-feira (20/4) em Nova York, com o barril de referência ganhando dois dólares e situando-se a 83,45 dólares no fechamento, com uma recuperação do otimismo após uma retomada progressiva do tráfego aéreo europeu."Houve um sobressalto de otimismo nos mercados de matérias-primas em geral", constatou Ellis Eckland, analista independente.
Em três dias, o barril perdeu 4,39 dólares.Mas uma recuperação da confiança dos investidores permitiu apagar uma parte dessas perdas, quando viram que seus temores de um "mini-pânico financeiro", após a acusação apresentada pelo regulador da bolsa americana contra o banco de negócios Goldman Sachs, não se concretizaram, afirmou Eckland.
Diversos resultados trimestrais de empresas melhores que o esperado nos Estados Unidos formaram um sentimento muito mais positivo nas praças financeiras.
Ao mesmo tempo, "uma parte do tráfego aéreo foi retomada na Europa, relançando a demanda do querosene, o que ajuda a impulsionar a alta", indicou John Kilduff, da Round Earth Capital.
Após cinco dias de interrupção, os voos estão sendo retomados progressivamente nesta terça-feira na Europa.
A longo prazo, "o impacto (sobre o consumo de produtos petrolíferos) não será grande. Mas, no momento, se vê certamente as reservas se acumularem no sistema", disse Kilduff.