Economia

FMI mantém previsão de crescimento da Eurozona para 2010

Agência France-Presse
postado em 21/04/2010 10:59
O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve em 1% a previsão de crescimento econômico da zona euro para 2010, mas reduziu de 1,6% a 1,5% a projeção para 2011, ao mesmo tempo que alertou sobre a situação orçamentária da Grécia e os riscos de contágio.

As diferenças entre os 16 países membros da zona euro são notórias.

Grécia, Espanha e Irlanda permanecerão em recessão em 2010, enquanto os demais sócios terão um Produto Interno Bruto (PIB) em alta, mas com uma recuperação lenta.

Na Alemanha ( 1,2% em 2010) e França ( 1,5%) a recuperação será limitada pelo forte índice de capacidade industrial ociosa, que afeta os investimentos, assim como pelas dificuldades para obter créditos e pelo consumo pouco dinâmico em consequência dos altos índices de desemprego.

"Diversas forças travam o crescimento na Europa", destaca o FMI, que cita em primeiro lugar a crise grega.

As preocupações dos mercados com a solvência financeira da Grécia, um país que enfrenta um déficit orçamentário e uma dívida deuda pública de grande magnitude, "correm o risco, caso não sejam controladas, de transformar-se em uma crise da dívida soberana em todo o sentido da palavra", que será "contagiosa", adverte o Fundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação