Economia

Miguel Jorge descarta acordo comercial Mercosul-União Europeia ainda este ano

postado em 27/04/2010 16:01
Brasília ; As negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) estão em ;compasso de espera;, segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. De acordo com ele, os países membros do bloco sul-americano apresentaram propostas de abertura no setor industrial e aguardam que os europeus indiquem compensações na área agrícola. No entanto, o ministro afirmou que um acordo final ;dificilmente; será fechado este ano.

;Uma negociação como essa não é fácil. Não esperamos um acordo no curto prazo. Não há essa possibilidade. São negociações sempre muito difíceis;, disse Miguel Jorge após uma reunião com o ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Rainer Brüderle, e uma comitiva empresarial alemã, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Em junho, representantes de países da América Latina e da União Europeia se reunirão em Madrid, Espanha. Segundo Jorge, a previsão é de que o assunto domine os debates. Propostas de ambos os lados foram apresentadas recentemente e, por isso, há uma expectativa de avanço nas negociações.

[SAIBAMAIS]O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, conduzirá as discussões em nome da União Europeia. A presidente da Argentina, Cristina Kirshner, representará o Mercosul. Miguel Jorge negou que os argentinos estejam impondo dificuldades na busca de soluções para o impasse comercial. ;Desconheço essa informação;, disse ele, quando indagado se o governo argentino estaria dificultando um acordo.

Em 2004, em Viena (Áustria), as negociações entre Mercosul e União Europeia foram interrompidas por falta de acordo. Os dois blocos reivindicam abertura em setores específicos. Os europeus, na área industrial. Os sul-americanos, no setor agrícola.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação