postado em 29/04/2010 16:13
Rio de Janeiro - Em março deste ano as vendas do comércio varejista do município do Rio de Janeiro cresceram 18,6% em relação a março de 2009. No primeiro trimestre deste ano, a alta foi de 16,6% em relação a igual período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29/4) pelo presidente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), Aldo Gonçalves. Ele destacou que esse foi o melhor resultado dos últimos anos para os meses de março, tradicionalmente mais fracos em vendas.Entre os fatores que contribuíram para o desempenho positivo das vendas do comércio varejista carioca, Gonçalves destacou a expansão do crédito após a crise financeira internacional, a retomada dos níveis de emprego e o aumento da renda da população. ;Esses três fatores conjugados contribuíram para o resultado de março;.
Outro dado positivo observado pelo CDL-Rio foi o aumento de 4,6% das dívidas quitadas no primeiro trimestre deste ano.
Para reforçar o bom momento do varejo carioca, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que servem como indicador do movimento de compras no comércio, registraram em março expansão de 6,1%.
De acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, feita pelo CDL-Rio junto a 750 estabelecimentos comerciais da cidade, o chamado ;ramo duro;, composto de bens duráveis, mostrou crescimento de 21,3% em março, superando o ;ramo mole; (bens não duráveis), que cresceu 12,3%.
Eletrodomésticos e móveis apresentaram os melhores desempenhos, com crescimento de 21,6% e 15,5%, respectivamente. As vendas a prazo representaram 19% do total, se consolidando como a forma de pagamento preferida dos consumidores.
Diante desses números, Aldo Gonçalves está otimista em relação às vendas para o Dia das Mães: ;Há uma expectativa de crescer entre 9% e 10%. Alguns empresários estimam, inclusive, que alguns segmentos podem crescer um pouco mais.;