Economia

Linha de crédito para países da América Latina que importam do Brasil deve ser implantada em breve

postado em 29/04/2010 19:06
Brasília ; A nova linha de crédito que financiará importadores de produtos brasileiros na América Latina está em fase final de implementação, disse nesta quinta-feira (29/4) o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira. Segundo ele, a linha deve se chamar Finame América Latina.

De acordo com o secretário, as condições da linha de crédito já estão disponíveis na página do banco na internet e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) está contratando bancos de países da região que possam repassar os recursos aos compradores. Segundo ele, instituições financeiras da Argentina, da Colômbia e do Chile manifestaram interesse.

Oliveira afirmou, ainda, que a nova linha não terá orçamento limitado porque os recursos virão das linhas pós-embarque já oferecidas pelo BNDES. Por meio das linhas pós-embarque, o banco financia os importadores de produtos brasileiros. Os valores individuais dos empréstimos dependerão da capacidade de cada banco latino-americano de operar a linha e repassar os recursos do BNDES.

A criação da linha de crédito voltada para a América Latina havia sido exigida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na última reunião ministerial, o presidente cobrou medidas para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros que estão perdendo mercado para a China. ;Essa linha diferenciará o produto nacional na competição no exterior;, disse Oliveira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação