Economia

Montadoras vão investir US$ 11,2 bilhões até 2012

Bellini assume a Anfavea e pede %u201Cchoque de competitividade%u201D e diálogo com o governo para crescimento

postado em 01/05/2010 13:14
São Paulo ; O novo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Bellini, anunciou que a indústria automotiva brasileira vai investir US$ 11,2 bilhões até 2012. Esse dinheiro será usado no desenvolvimento de novos produtos, em tecnologia, em processos e na ampliação do parque industrial. No período 2007 a 2009, o total investido não passou dos US$ 8 bilhões.

Bellini, que tomou posse ontem, na capital paulista, também pregou um choque de competitividade para que o segmento possa crescer. ;É necessária a criação de um programa nacional, envolvendo o governo e todos os atores envolvidos, como o setor de autopeças, que resulte na aceleração da inovação;, pregou. ;Tem que ser um choque sistêmico, que vai desde a matéria-prima até o capital humano.;

Ele afirmou que vai procurar o governo o quanto antes para um diagnóstico das deficiências do sistema. Como exemplo de falta de competitividade, Bellini citou a falta de estrutura portuária. ;Hoje, as cegonheiras (caminhões) vão ao Norte e ao Nordeste carregadas e voltam vazias. Isso é desperdício de tempo e dinheiro;. Ele também criticou os preços dos insumos, principalmente do aço. ;As nossas montanhas saem do Brasil, rodam o mundo e o aço produzido lá fora é mais barato do que o nosso;, avaliou.

Bellini , que também é presidente da Fiat na América Latina, abordou ainda as expectativas de crescimento para este ano. Ele estima que o setor produzirá 3,4 milhões de unidades, um aumento de 8,2% em relação a 2009, ano marcado pela crise global. O novo dirigente alertou, porém, que a capacidade instalada de produção hoje no país é de 4,3 milhões de carro/ano.

Qualidade
Sobre a grande quantidade de recalls (convocação global de carros para consertos), o novo presidente mostrou-se despreocupado. ;Vivemos um momento de acúmulo, sem uma razão específica.; Ele também não crê que o aumento da produção tenha provocado um relaxamento no controle de qualidade. Mas provocou as montadoras. ;É preciso muita transparência nesses casos. Cada empresa sabe o quanto custa construir uma marca.;

A relação dos consumidores com algumas montadoras anda tão tensa que, em Minas Gerais, um juiz chegou a proibir a venda do sedã Corolla, da Toyota, porque o tapete do carro enganchava no pedal do acelerador, provocando acidentes. A Toyota foi obrigado pelo Ministério da Justiça a reconhecer a falha e a convocar os donos do modelo.

Em relação ao preço dos automóveis, comprovadamente altos em relação aos praticados na Europa e nos Estados Unidos, Bellini culpou dois fatos: a alta concentração de impostos e a baixa escala de produção (apesar de o Brasil ser o sexto maior produtor do mundo). ;Nos Estados Unidos, temos 1 carro para cada 1,2 habitantes; aqui, 1 automóvel para 7 habitantes;, lembrou.

Números do setor 25 montadoras 50 fábricas 500 empresas de autopeças 4.269 concessionárias US$ 86,5 bilhões de faturamento (dados de 2008)

O repórter viajou a convite da Anfavea

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