Economia

Zona do Euro espera contribuições "voluntárias" de bancos para ajudar a Grécia

Agência France-Presse
postado em 02/05/2010 16:09
Os ministros de Finanças de países da zona do euro vão analisar de que maneira os bancos de seus respectivos países poderiam realizar contribuições "voluntárias" para resgatar a Grécia, informou neste domingo (2/5) seu coordenador, Jean-Claude Juncker.

"Todos os ministros estão de acordo em examinar junto aos representantes do setor bancário de seus países que tipo de contribuições voluntárias" podem oferecer à Grécia, disse Junker no fim de uma reunião ministerial em Bruxelas, especificando que a Alemanha está por trás desta iniciativa.

[SAIBAMAIS]Berlim tenta atualmente convencer as entidades bancárias do país a investir na dívida grega, algo que poderia contribuir para estabilizar os mercados.

Os países da zona euro acertaram neste domingo em Bruxelas um plano de ajuda financeira de 110 bilhões de euros (146 bilhões de dólares) para a Grécia, que será também financiado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), tendo como contrapartida um programa de austeridade do governo de Atenas para organizar suas finanças públicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação