Economia

Obama saúda ajuda do FMI à Grécia

Agência France-Presse
postado em 02/05/2010 21:02
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou neste domingo (2/5) o plano de ajuda à Grécia anunciado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em um telefonema ao primeiro-ministro grego, George Papandreou.

"O presidente Obama falou com o premier Papandreou esta tarde (...) para saudar o ambicioso programa de reforma anunciado pelas autoridades gregas, assim como o importante apoio acertado com o FMI e os países da zona euro", informou a Casa Branca.

Os governos europeus e o FMI anunciaram uma ajuda sem precedentes, de 110 bilhões de euros, para salvar a Grécia e deter a queda do euro, após Atenas concordar com um drástico plano de austeridade.

O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, informou neste domingo que o conselho de governadores do Fundo aprovará um empréstimo de emergência de 30 bilhões de euros para a Grécia "durante a semana".

No mesmo comunicado, Strauss-Kahn salientou que os países membros da zona euro prometeram um total de 80 bilhões de euros (105 bilhões de dólares) em forma de empréstimos bilaterais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação