Economia

Conselho de ministros alemão adota plano de ajuda à Grécia

Agência France-Presse
postado em 03/05/2010 12:21
O conselho de ministros alemão adotou nesta segunda-feira (3/5) um projeto de lei que autoriza os fundos destinados à Grécia, primeira etapa do processo que permitirá ativar esta semana a contribuição alemã ao plano de ajuda, do qual participam a zona do euro e o FMI.

A chanceler Angela Merkel havia reunido seus ministros em um conselho de ministros excepcional para validar a lei que permitirá ao banco público KfW emprestar este ano 8,4 bilhões de euros a Atenas. Em 2011 e 2012, 14 bilhões de euros complementares serão concedidos pela Alemanha, principal contribuinte do plano.

[SAIBAMAIS]A luz verde do governo é o primeiro passo de um procedimento acelerado, pelo qual a câmara baixa do Parlamento examinará esta semana em primeira, segunda e terceira leituras o texto, antes de votá-lo. A câmara alta se reunirá na sexta-feira.

O processo não agrada vários parlamentares, mas o apoio das duas câmaras está assegurado, e a coalizão de conservadores e liberais de Angela Merkel tem maioria em ambas.

A Alemanha, principal contribuinte do plano de ajuda, que totaliza 110 bilhões de euros até 2012, havia se mostrado até pouco tempo muito reticente, a poucos dias de uma eleição regional importante para o governo, que será realizada no dia 9 de maio.

Apesar disso, Merkel acabou apoiando o plano, por considerado que "é a única maneira de garantir a estabilidade do euro".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação