postado em 06/05/2010 19:54
São Paulo ; O faturamento das micro e pequenas empresas do estado de São Paulo cresceu 10,2% no primeiro trimestre de 2010, na comparação com os três primeiros meses de 2009. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (6/5) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).Em março, o aumento foi de 11,3% em relação ao mesmo mês de 2009. Segundo o levantamento, este aumento se deu em todos os setores de atividade: indústria ( 24,2%), comércio ( 5%) e serviços ( 14%). A alta significativa no faturamento da indústria refletiu, de acordo com o Sebrae, a recuperação do setor que, em março do ano passado, ainda estava sob impacto da crise econômica mundial.
;A perspectiva de crescimento no Brasil está baseada no mercado interno e parcela expressiva dos pequenos negócios vende no varejo. É preciso garantir condições de competitividade aos pequenos negócios. Os juros e a inflação devem ser monitorados para não dificultar essa etapa de crescimento e preservar o poder de compra da população;, analisou o diretor superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.
A pesquisa é feita mensalmente pelo Sebrae-SP, com apoio da Fundação Seade, com 2,7 mil micro e pequenas empresas do comércio, da indústria de transformação e prestadoras de serviços de todo o estado. Em São Paulo existem 1,3 milhão de micro e pequenas empresas, que empregam aproximadamente 5,5 milhões de pessoas. Respondem por 67% dos postos de trabalho no setor privado e 28% da receita bruta do setor formal.