Economia

UE se reúne de emergência para criar fundo de estabilização do euro

Agência France-Presse
postado em 09/05/2010 12:03
Os ministros das Finanças da UE se reunem de emergência neste domingo (09/05) em Bruxelas para concretizar a criação de um fundo multimilionário para os países da zona euro em apuros, um mecanismo inédito destinado a proteger a moeda única do bloco.

"Vamos defender o euro, achamos que devemos dar mais estabilidade a nossa moeda e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para conseguir esse objetivo", declarou a ministra espanhola Elena Salgado, cujo país exerce a presidência de turno da União Europeia.

Os ministros devem estudar uma proposta da Comissão Europeia baseada na criação de um mecanismo de 60 bilhões de euros (76 bilhões de dólares), que permitirá ao executivo comunitário tomar emprestado dos mercados.

Essa operação seria realizada graças à garantia dos Estados membros apra posteriormente transferir esse dinheiro sob a forma de empréstimos aos países em dificuldades financeiras da Eurozona.

Este tipo de dispositivo já existe apra os países da UE não membros da zona euro, mas nã para os que utilizam a moeda única.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação