Economia

Londres confirma que não apoiará o fundo de emergência europeu

Agência France-Presse
postado em 09/05/2010 12:08
A Grã-Bretanha não participará como avalista do fundo de ajuda de emergência aos países da Eurozona em dificulade, confirmou neste domingo (09/05) o ministro das Finanças, Alistair Darling.

"Sejamos muito claros: se houve uma proposta para a criação de um fundo de estabilização do euro, isso deve corresponder aos países da Eurozona", afirmou o ministro.

"É importante que façamos tudo o que pudernos para estabilizar os mercados. Mas o que não podemos fazer é conceder nosso apoio ao euro. A defesa do euro é responsabilidade dos membros da Eurozona;, enfatizou.

Anteriormente, a uma fonte britânica anunciou que a Grã-Bretanha se recusava a participar, ao negar a conceder de sua garantia, no fundo de urgência europeu.

"Não queremos participar em um fundo de ajuda europeu", indicou a fonte à AFP.

Os ministros das finanças dos 27 países da União Europeia devem se reunir a partir das 15H00 (13H00 GMT) em Bruxelas para criar um fundo de estabilização da zona, que visa a conceder empréstimos da UE aos países da Eurozona em dificulade.

A recusa da Londres poderá obrigar a Eurozona a criar um mecanismo de empréstimos garantidos apenas pelos países que adotaram o euro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação